Viva a arte como uma jornada
Andarilha por natureza,
Cláudia Proushan tem percorrido
terras longínquas toda sua vida.
Sua arte e vivência -assim amalgamadas- emergem em aquarelas, fotografias e colagens que traduzem aromas e sabores, algo vivo e vibrante como a sensação de estar perante o himalaia e contemplar o insondável.
A bagagem
que Cláudia Proushan carrega consigo nos apresenta brandos afagos de cor e luz.
Suas linhas delicadas e ondulantes-como são todos os caminhos-a austeridade dos caracteres
milenares que se sobrepõem às imagens, remetem à plenitude do Oriente, sem no entanto deixar de evocar as interrogações e as exclamações daquilo que fascina e seduz a artista.
“É NA BUSCA ESPIRITUAL E NO SEU OLHAR DELICADO QUE SE ENCONTRA A FORÇA CRIATIVA DA OBRA DA ARTISTA PLÁSTICA E FOTÓGRAFA CLAUDIA PROUSHAN. DESDE 1987, ESSA PAULISTANA ELEGANTE CRIA REGISTROS FOTOGRÁFICOS ESTÉTICOS QUE DIALOGAM COM SUAS AQUARELAS QUASE ABSTRATAS, PINTADAS IN LOCO DURANTE SUAS VIAGENS AO TIBET, NEPAL, MONGÓLIA, CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JORDÂNIA E ISRAEL. SUA PRIMEIRA AVENTURA ESPIRITUAL REGISTRADA EM LIVRO, "TIBET, NO CORAÇÃO DO HIMALAIA" (2001), JÁ NA SEGUNDA EDIÇÃO, FOI EMPREENDIDA SEGUINDO OS PASSOS DE SEU MESTRE, O LAMA GANGCHEN RIMPOCHE. ”
nilton bonder
NÃO SERÁ DIFÍCIL PERCEBER QUE ESTA É TAMBÉM UMA VIAGEM ESPIRITUAL, QUE CLAUDIA, COM SUA IMENSA GENEROSIDADE COMPARTILHA CONOSCO.
philip glass
claudia proushan
Artista visual, Vive em São Paulo.
Formou-se em Artes Plásticas na FAAP e especializou-se em pintura chinesa em Paris.
Exposições recentes
Portais: galeria Habitart, Porto Alegre 2023
Portais:Collectania (SP) em 2019
Workshop
arte e espiritualidade ( Collectania, SP) 2023
outras atividades
Ambientação para o barco sushi em 2022
Criação da pintura ônibus do Futuro em 2021
Criação da ilustração amuleto do viajante para Revista Unquiet, 2021
Participou de diversas exposições nacionais e internacionais. Sua mais recente mostra individual de fotografia, “Luzes da Galileia”, aconteceu no Centro de Cultura Judaica, SP. A exposição anterior” Mongólia, Arquitetura da Alma”, mostrou fotografias e aquarelas inspiradas neste país.
Fez exposição em homenagem aos 450 anos de São Paulo “São Paulo de Portas Abertas” no Conjunto Nacional. Esteve diversas vezes no Tibet, Nepal, Mongólia, China, Jordânia, Israel, Indonésia e Índia, sempre tendo como foco a fotografia e a aquarela. Publicou reportagens fotográficas de viagens e espiritualidade: Revista Unquiet, Travell Inn, Marie Claire, Bons Fluidos, Polo, Gazeta Mercantil, MIT (Mitsubishi), Jornal da Tarde, Super Interessante e Revista Poder.
Morou em Milão, Itália. Autora dos livros: “Tibet, No Coração do Himalaia” com prefácio de Lama Gangchen e Philip Glass; E “Luzes da Galileia”, com prefácio de Nilton Bonder; Mongólia, Arquitetura da Alma, a caminho..
texto principal Suzana chwarts
design do site silvia ribeiro






